quinta-feira, 23 de agosto de 2018

E hoje o meu pensamento é….. viver de aparências !





E hoje o meu pensamento é…..

viver de aparências ….
Penso que, quando se vive neste contexto o padrão de vida da pessoa cabe dentro de um bolso…
Cada dia se encontram mais pessoas que  trocam o "ser" e o "ter" pelo "parecer". Viver uma vida de aparências nunca foi tão fácil e rápido como agora. Manter um padrão de consumo elevado, mesmo sem poder, se tornou um objetivo e um estilo de vida …..

Uma opinião…

O padrão de vida que algumas pessoas  levam hoje é fruto de escolhas feitas ontem. E para desfrutar de um padrão melhor amanhã, precisa de começar a fazer alguma coisa agora. Como observadora o que vejo é ;  pessoas que estão satisfeitas com o padrão de vida que possuem e as insatisfeitas, aquelas que vivem um padrão de vida baixo que estão totalmente satisfeitas com sua condição, sabem que poderiam elevar o seu padrão, mas acreditam não compensar o esforço, já que tudo tem um preço…. 
E, não existe problema algum  quando escolhemos e aceitamos o nosso padrão de vida em consciência, o problema está entre os insatisfeitos, e algumas vezes deparo com aqueles  que têm um elevado padrão de vida que se sentem insatisfeitos, sempre à procura  de mais e mais,  como diz o ditado popular “ quem mais tem mais quer “. 
Na minha opinião, os insatisfeitos se dividem em dois grupos: Os que trabalhão para mudar a sua condição; e os  que encontram ou incontraram um atalho. "Vivem de aparências".
Este último grupo está a crescer, acho que, nunca se viveu tanto de aparência como agora. As redes sociais  tornaram-se numa  a vitrine e o crédito fácil o meio, a plateia é fundamental e o  crédito permite antecipar a realidade, deixando a conta para depois….. o padrão de vida de cada um interfere diretamente na sua qualidade de vida, já que este é um importante componente da mesma.
"Padrão ou nível de vida se refere à qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis a uma pessoa ou a uma população inteira. O padrão de vida é o componente material da qualidade de vida de cada um."
Viver de aparências é uma opção feita por muitos. Já está a tornar-se um "padrão de comportamento", basta observar  o dito comportamento de alguns “ amigos” nas redes sociais e não só. A satisfação é ilusória e passageira. Aparentar viver um padrão de vida acima da própria realidade, já se tornou um hábito difícil de evitar. Existem vínculos de amizade e relacionamentos que são construídos em torno das aparências, não tenho dúvida alguma.


Ser, Ter ou Parecer?
Somos bombardeados diáriamente em vários locais, na vendem  sonhos, ilusões, aparências e sofisticações que podem ser obtidos em suaves prestações. Aparentar  tornou-se mais fácil do que “ser” ou “ter “.
Antigamente, este "antigamente", infelizmente  já presente outra vez,  "ser" uma pessoa importante era fundamental para sua auto-estima e para sua aceitação social. Exemplo: Ser um importante empresário, ser um grande médico, advogado ou ser um bom profissional em qualquer área. Depois o "ter" se tornou tbm.  muito importante. Exemplo: Ter um bom carro, ter uma boa casa, ter boas roupas, etc. 
Gostava muito e lutei sempre por isso para que hoje em dia  não se precisasse de  ser e muito menos ter. Os dois são muito demorados para se conquistar. E, não é assim, porque existe um caminho mais fácil e rápido que é o “ parecer ter “e “ parecer ser “. 
E, tudo bem, o problema está na insustentabilidade da vida baseada nas aparências. Muitas vezes os problemas vão-se refletir no desequilíbrio financeiro familiar futuro. E isto impacta negativamente todos nós. E quem não sofre deste mal, não se sente bem perante pessoas que agem deste modo.
são os mecanismos utilizados por muitos para viver uma vida de aparências e de ilusões. 
E quando se começa,  e a experiência é positiva,  torna-se um hábito difícil de abandonar. Basta um pequeno imprevisto, que a falta de uma reserva financeira leva a pessoa para uma situação crítica de descontrole financeiro com consequências desastrosas. 

Concluindo, todos sonhamos em ter uma casa melhor, um carro melhor, poder pagar uma boa escola para os filhos, ter um bom seguro de saúde. poder comprar roupas de boa qualidade, viajar, etc. Não existe nada errado em desejarmos isto.  Parte da sua qualidade de vida (eu disse só uma parte) depende dos bens materiais e serviços que é capaz de comprar. Conforto e bem estar é um desejo legítimo de todos. Só que o problema é que nem toda a gente aceita que um padrão de vida elevado precisa de ser construído aos poucos, de forma sólida e sustentável. 
Existem pessoas que conseguem perceber a vantagem de manter um padrão de vida simples. 
Muito da sofisticação que buscamos na nossa vida, na verdade nos limitam, nos viciam e nos escravizam. Muitos desejos de consumo que se tem, não são nossos, são colocados nas cabeças, pela sociedade de consumo e cada vez mais é só pensar um bocadinho e vêm que a razão está do meu lado. Temos é de se perceber, que gastamos muito tempo a  trabalhar duramente por vezes para consumir coisas que não são tão importantes como parecem. E, se pensarmos bem, não são os  "penduricalhos " que  precisa de amontoar para se sentir bem, consigo e com os outros, mas sim, o caráter, a atitude o modo como se relaciona, a humildade, saber os seus limites e o lugar que ocupa na sociedade e nunca tentar ultrapassar ninguém, o seu tempo se tiver que o ter ele chegará, os sentimentos e os afetos puros e quando se sentir satisfeito e feliz, então partilhe com  outros, diga que ama, que gosta,  ria, brinque, e de consciência tranquila,  pense que está cá neste mundo como é e nunca como “parece”.
Nunca viva de aparências, suba um degrau de cada vez, para depois quando chegar ao topo, não se desequilibrar e dar uma queda… ninguém gosta de ninguém que vive de ser , ter e parecer aquilo que não é.

maria dulce horta


Sem comentários:

Enviar um comentário