terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ser mãe é ser sempre especial




A minha ultima crónica do dia no Jornal das Caldas online .




Ser mãe é ser sempre especial

Ser uma mãe especial não nos torna melhor ou piores, apenas nos pode ensinar a ser mais humanas e humildes. Sou mulher e mãe como todas, tenho defeitos, qualidades, sou ansiosa, preocupada, alegre e triste, tenho dias bons e menos bons...
06-01-2018 | Maria Dulce Horta


Também erro e me dececiono, ficando mais sensível, aos factos, mas como mãe especial também me tornei mais guerreira, e mais forte.
Fica-se com o sentido mais apurado. Onde muitas das vezes se consegue ver que a melhor beleza está na alma, vibramos mais com as conquistas, e também choramos mais...ser uma mãe especial é dar valor para pequenas coisas e acreditar que tudo é possível...
Tornamo-nos mais resilientes, o que significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, "dar a volta por cima", tendo mais capacidade de enfrentar crises, traumas, adversidades, transformações, ruturas e desafios, elaborando as situações e recuperando-se diante delas" (às vezes… o ser humano tem os seus limites).
Acontece algumas vezes a confusão entre “resiliente” e “resistente”: uma pessoa resistente é aquela que 'segura as pontas', resistindo a situações de pressão. Já uma pessoa resiliente, além de suportar a pressão, aprende com as dificuldades e os desafios, usando sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas",
E para ser uma mãe especial temos de ter ambas as coisas muito apuradas…
Sim, eu sou uma das mães especiais que existem por esse mundo fora…
Ser uma mãe especial é saber viver num mundo de questões para as quais não temos respostas.
Ser uma mãe especial é perceber em cada sorriso, em cada conquista, em cada vitória a nossa missão...e encontrar nesses pequenos grandes gestos algumas das respostas.
É nunca aceitar o que nos aconteceu mas aprender a ir aceitando.
É conseguir sensibilizar todos aqueles que nos rodeiam para a diferença, tendo sempre como princípio, que apesar da patologia, das dificuldades, e das limitações...os nossos filhos são seres humanos e tal como todos nós...e podem ser felizes como todos mas, é se a Sociedade o permitir e os encarar com igualdade.
É demonstrar a tudo e a todos que o amor de mãe é mais forte do que qualquer deficiência ou preconceito. E que cada preconceito é pequeno demais diante da grandiosidade e pureza do amor que sentimos pelos nossos filhos.
É pensar e tentar acreditar que nada acontece por acaso. Acreditar que a chegada de um filho diferente aconteceu porque “Alguém” quis fazer de nós pessoas melhores, pessoas especiais, capazes de valorizar as coisas mais simples da vida...porque esse “Alguém” considerou que éramos capazes de assumir essa responsabilidade! E é assim desta maneira que teremos de pensar em nome da nossa paz de espírito de mães e mulheres especiais…
Saber viver um dia de cada vez…
Ser uma mãe especial também é procurar, investigar, experimentar e esgotar todas as possibilidades que existem no mundo à nossa volta!
É...chorar muito em silêncio, durante dias e anos a fio mas também rir, rir muito…
É saber gerir as emoções, para não perturbar ainda mais que está junto a nós.
É ser uma lutadora...é lutar com todas as forças e saber levantar-se quando se é derrotada, e tantas e tantas vezes a derrota rodeia-nos e somos apanhadas por ela, mas nunca desistindo, ir sempre em frente e conseguir ultrapassar sempre os obstáculos, mesmo sabendo que a seguir a queda vai ser grande. É acreditar com convicção. Ser uma mãe especial é ser capaz de tudo, até mesmo do impossível!
É perceber que nós também temos muito que aprender e que os nossos filhos também têm muito para nos ensinar, não só ao mundo como à sociedade, sociedade esta que ainda tem muitos “fantasmas”, relativamente às “diferenças”...tudo isto ajuda a entender que também amor verdadeiro é conhecer alguém (criança ou adulto, com necessidades especiais ou não) exatamente onde ele ou ela está – sem se importar com ou como eles “deveriam ser”.
Criar um filho com algumas necessidades especiais destrói todos os “deveriam ser” que nós idolatramos e construímos ao redor da nossa vida e coloca outra coisa no núcleo: Amor e compreensão.
Então, talvez isso me leve à última coisa que provavelmente não sabem sobre um pai ou mãe especial…é duro mas mesmo muito duro para mim, mas eu sinto-me, de muitas maneiras, realmente uma mulher abençoada e especial além de mãe.
Parabéns filho especial…adoro-te do fundo do coração e com todas as adversidades e partidas que a vida nos pregou, cada um à sua maneira, seremos uns vencedores desta vida e felizes à nossa maneira …
Para ser mãe especial temos de ter um filho especial e tu serás sempre um filho especial dentro do meu coração...
Somos grandes de coração de corpo e alma.
Tags:
COMENTÁRIOS

Sem comentários:

Enviar um comentário