domingo, 12 de junho de 2016

Stº Antonio ...



SANTO ANTÓNIO DE LISBOA.
Português ilustre do do século XIII, praticamente, apenas é lembrado como virtuoso taumaturgo. Só entre nós este popular e simpático religioso é referido por Santo António de Lisboa.
Lamentavelmente, a grande maioria dos portugueses, apenas o conhecem como o Santo milagreiro e casamenteiro. Fernando de Bulhões, de seu nome de baptismo, nasceu em Lisboa, em 1195, e foi frade agostinho no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Homem muito culto e profundo conhecedor da filosofia dos clássicos gregos, juntou-se aos franciscanos, a convite de São Francisco de Assis, distinguindo-se como um dos pregadores mais respeitados em França e na Itália do seu tempo.
Faleceu com apenas 36 anos, em Pádua, na Itália, foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 1232. Mais recentemente, em 1946, o papa Pio XII proclamou-o Doutor da Igreja. Este ilustre português, nunca exaltado como tal, ficou conhecido para a história do pensamento filosófico e religioso com Santo António de Pádua porque, por regra, os santos católicos ficavam consagrados com o nome da localidade onde deixaram a vida terrena.


Prof. Galopim de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário