terça-feira, 8 de setembro de 2015

COCO CHANEL E AS SUAS FRASES PERFEITAS PARA MEU GOSTO .....

Eu, verdade se diga, não tenho de que me queixar no relacionamento com os outros mas longe de mim considerar-me habilitada a enunciar algum tipo de mandamentos., para a maneira de estar das pessoas e os seus comportamentos. Contudo, há uma mulher que a sabia toda e que, pela forma assertiva como se pronunciava, deixou para a história algumas dicas preciosas, das quais eu concordo inteiramente. Refiro-me a Coco Chanel.

A Harper's Bazaar escolheu 14 citações mas eu, para isto não ficar muito extenso, deixo aqui 7 que são a minha cara…..  quem quiser ver e saber o resto farão o favor de ir directamente à fonte.

..
14 COCO CHANEL QUOTES EVERY WOMAN SHOULD LIVE BY





Se quer ser insubstituível, seja sempre diferente……


(Concordooooooooooooo, porque não vale a pena lutar para agradar por ser bonita ou feia, porque haverá alguém sempre mais bonita, ou mais feia, nem por andar sempre muito bem vestida, porque haverá alguém sempre melhor aperaltada, nem por ser a mais divertida ou a mais galdéria, pois facilmente será ultrapassada: o segredo está mesmo em ter uma identidade única, e especial)



Uma mulher que não use perfume, não tem futuro…

(Esta é mesmo muito questionável.  Eu, na realidade, porque não consigo sair de casa sem me perfumar, acho graça. O facto é que para mim o perfume é um vestuário invisível ou uma segunda pele. Eu não estou bem  sem uma nuvem discreta de perfume à minha volta. Se isso tem a ver com futuro ou é generalizável não sei mas se a Coco o disse...).
.



Não gaste tempo a bater numa parede, na esperança de a transformar numa porta.

(Nem mais. Quando vejo que uma causa está perdida, para mim perdida está. Esqueço, Sigo em frente, parto para outra. E se, por razões de - como dizer? - (talvez) noblesse oblige, não o posso fazer, então tenho que me esforçar para não demonstrar que não acredito nem um bocadinho no que continuo a fazer. A verdade é que desinvisto emocionalmente, desligo-me. Uma parede é uma parede. Se queremos que ela abra como uma porta, mais vale, de facto, procurarmos uma porta. Erros todos os cometem, mas continuar uma vida inteira a bater com a cabeça numa parede, é cobardia ou burrice.) Tenho dito...




Consegue-se ser fantástica aos trinta, charmosa aos quarenta e irresistível para o resto da vida.

(Quero concordar à força que é verdade. Posso estar a falar em defesa de causa mas, pensando em muitas mulheres que conheço, tenho que dizer que as mulheres que tenho visto mais interessantes são aquelas de quem a gente até se esquece da idade pois há nelas qualquer coisa de cativante que vem de dentro e que é intemporal, indestrutivelmente atraente).



Desde que saiba que os homens são como crianças, então sabe tudo!

(Desculpem-me homens, mas há mesmo qualquer coisa de verdade nisto. Há uma necessidade nos homens de se sentirem apreciados que os torna facilmente objecto de adulação. Elogiar, mostrar admiração, preocupação, etc, - e os homens facilmente ficam pelo beicinho. Não bastará isso para se ficar de pedra e cal no coração de um homem mas dificilmente sem isto lá se conseguirá enfiar sequer um pé) É que ela sabia-a toda ….
..




Usar adornos, que ciência!
Beleza, que arma!
Modéstia, que elegância!

 Concordo. Os adornos acrescentam graça, a beleza (mesmo que não a convencional) é sempre um mistério que seduz, mas nada mais desagradável do que uma mulher (ou um homem) convencido. Pelo contrário, se alguém sabe que há gente mais engraçada, mais bela, mais tudo, e, portanto, relativiza a sua própria importância e evidencia alguma modéstia, então, torna-se disponível para aceitar críticas e para admirar os outros. E isso, sim, torna uma mulher elegantemente , distinta  e por vezes faz a diferença também por esse motivo)

..
Uma mulher que corta o cabelo está prestes a mudar de vida

(Enfim uma mulher, ao cortar o cabelo, mostra que quer mudar de vida? Antigamente talvez…. os homens não o percebam já que isto é difícil de explicar racionalmente.  Se me farto de qualquer coisa e quero mudar, realmente é o cabelo, chego a casa, ponho-me ao espelho de tesoura na mão e lá vai disto, muita vez mesmo e depois levo “tareia da minha cabeleireira”. No fim, com um corte diferente, mesmo mal sou outra - e, portanto, pronta para mudar qualquer coisa na minha vida será?. Vá lá a gente explicar estas nuances femininas. Da mesma forma, se vejo uma mulher que precisa de dar uma reviravolta na vida, a primeira coisa que me apetece recomendar-lhe é que corte o cabelo,  mude de penteado ou faça madeixas….)


Sem comentários:

Enviar um comentário