domingo, 13 de janeiro de 2013

Santiago Carbonell

 


Ai que maravilha !!!!!

Nascido em 1960, em Quito, Carbonell, pintor equatoriano , emigrou para o México em 1986. Carbonell estudou pintura em Barcelona e fez parte de um grupo de jovens pintores influenciados pelo “informalismo”. Tàpies foi uma figura influente para ele. Tachismo e trabalhar com diferentes materiais, acidentes casuais, e texturas tudo isto tem influência nas suas obras. Ele gosta de experimentar e é influenciado pela avant-garde. As suas obras realistas combinam elementos de romantismo e minimalismo.
Carbonell sente que ser um artista não é hereditário e que o ambiente onde se cresce é mais importante do que os genes de cada um. Seu pai amava a arte e leva-o periodicamente a museus quando ele era um jovem . Quando criança, aprendeu com seus pais a paixão pela música e literatura, e  afirma que o amor que os pais tinham para as artes foi-se transmitido para ele  As suas pinturas abrangem um amplo espectro de assuntos. Ele prefere usar dançarinos como modelos , porque eles sabem como mover-se e estão confortáveis ​​com seus corpos (... )

( ... ) assim facilmente capta essa sensualidade que põe nas suas pinturas. “ Nas nossas pinturas, reconhecem-se, as nossas fraquezas e os nossos sonhos”. Atualmente vive no México  e ensina arte em Querétaro, ( Universidade do México).
 
E agora já sei !! andava eu tão preocupada em saber a que país  iria brevemente e descobri hoje qual seria,  México (Querétaro) conhecer e aprender (é tudo o que quero) com o Senhor Carbonell. è lindo o traço deste Senhor adoro...
 
Fiquei a pensar ao ler esta pequena biografia ( mal traduzida) onde ele diz que "sofre" influência de Tápis. Tápis segundo sei é, (foi, porque já não está cá) um pintor de arte abstracta pós-guerra de Espanha,  com obras terriveis, duras, violentas, precisamente o oposto.... mas quem sou eu p'ra comentar coisas destas..  valha-me Deus!!!!  ( Antoni Tèpas deixou um legado inestimável como todos sabemos na sua Espanha )

Sem comentários:

Enviar um comentário