sábado, 9 de fevereiro de 2013

É carnaval, ninguem leva a mal ...


Já que estamos no Carnaval, falemos de máscaras. As máscaras são utilizadas para diversos fins. Esse hábito já vem de muitos anos e varia de acordo com a cultura e a religiosidade de um povo. Os contadores de histórias usavam as máscaras para dar mais vida às suas narrativas. Em muitas civilizações, as máscaras desempenham um papel espiritual em rituais sagrados, como em África, por exemplo. No Egito Antigo, eram colocadas máscaras enfeitadas com pedras preciosas nas múmias antes de serem  enterradas.
As máscaras também têm características simbólicas. Os esquimós  acreditavam na dupla vida de cada ser, de um lado humano, de outro animal. E é nessa história que eu apanho a boleia para falar sobre a falsidade do ser humano.
Até que ponto as dissimulações humanas são suportadas por  máscaras? Não adianta usar uma máscara se não for um “bom folião”  ou um bom actor, porque quem costuma usar uma máscara penso eu, que em pouco tempo se desprende e se revela a verdadeira identidade do manipulador. Mas a máscara nunca actua sozinha. A alma que tenta dominá-la traz consigo o cheiro revelador da verdadeira intenção do manipulador. Pode ser um cheiro doce e suave, que nos transporta além das fronteiras da nossa realidade, mas também pode ser  mais o acre, impregnando as nossas narinas que  nos conduz a uma repulsa sobrecomum.
Isso então é inconfundível. ... 

Não gosto de puritanismos. Sei que essa qualidade é surreal. Pois todos nós, por necessidade à sobrevivência, temos a nossa máscara escondida na manga. Mas cá p’ra mim, há pessoas que se esquecem de tira-la, acabando por se esconder  atrás dela durante anos, fazendo-se passar  por bons samaritanos em prol dos seus interesses egoístas e mesquinhos é horrível quando isso acontece. Assim, para aquela gente que anda mascarada o ano inteiro;  formulo daqui  um pequeno lembrete: depois da “ folia de anos”, tirem a máscara, porque um dia ela vai cair ! a máscara cairá de certeza absoluta nem que seja de “podre” aproveitem a época e tirem-na já !!! estamos no Carnaval !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário