domingo, 4 de dezembro de 2011

O meu almoço de hoje ....

Hoje dedico estas duas receitas às minhas amigas mais recentes que me dizem muita vez que olham para mim e não me vêm a fazer comer, coitadas,( compro tudo feito, para elas !!! ) mal sabem, que se formam filas e filas de pessoas aqui à minha porta a fim de se deliciarem com os meus cozinhados !!!!! Este foi o almoço de hoje ...





A receita deste bolo, mais delicioso do que bonito, trago-a do tempo da Mémé !!!! O doce de gila ( chila) feito particularmente para mim pela minha amiga Olinda, ainda o tornou mais especial.

Batem-se, muito bem, 6 ovos com 250 g de açúcar.
Envolvem-se 250 g de amêndoas grosseiramente picadas na picadora, com a pele,
250 g de doce de gila e 2 colheres de sopa de chocolate em pó.
Deita-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno para cozer.
Verifica-se a cozedura com o teste do palito (o meu demorou, mais ou menos, 45 minutos).
Desenforma-se e deixa-se arrefecer.

Uah!!!!!! Deliciosooooo!!!






Um frango especial, com cerveja e algumas nuances ….

Cortei 4/6 cebolas grandes, às rodelas, levei ao lume com duas boas colheres de becel/ ou manteiga normal.
Quando a cebola alourou, juntei 1 frango cortado em pedaços. (frango caseirissímo )
Temperei com sal, pimenta, noz moscada, cravo de cabecinha esmagado, tomilho e 1 folha de louro,deixei-o alourar.
Reguei-o com 3 dl de cerveja branca, tapei o tacho, deixei estufar 45 minutos +/-.
Destapei o tacho e deixei-o apurar por mais uns 15 minutos….
E, ficou pronto.
Entretanto, fiz um puré de maçã.
5 maçãs reinetas, 1 colher de sopa de manteiga, uma pitada de sal e um pau de canela. Reduzi a puré.
Umas batatinhas assadas ,

Foram os acompanhamentos do meu delicioso frango.

Sem comentários:

Enviar um comentário