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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como gerir a felicidade ....


Como gerir a felicidade


6 estratégias para prolongar o bem-estar


Se quer preservar a sensação de bem-estar que a felicidade lhe oferece precisa de estimular a resiliência, capacidade essencial para fazer face a situações desagradáveis que muito provavelmente irão acontecer.
A boa notícia é que os nossos circuitos cerebrais se renovam ao longo da vida, pelo que estamos biologicamente preparados para reforçar os que são responsáveis pelas emoções positivas. É um aspecto da chamada neuroplasticidade.
Não se trata de reprimir as emoções negativas, mas de aprender a tirar partido das capacidades de adaptação do cérebro para concretizar o seu potencial.
Eis dois caminhos que o vão ajudar a ser bem-sucedido nessa missão.


1º PASSO: CONHEÇA-SE A SI MESMO


Tente ser o mais honesto possível e escreva as respostas que encontrar para as seguintes perguntas-chave que elaborámos com a ajuda de Vítor Rodrigues, psicólogo clínico:
• O que me faz realmente feliz? (Esqueça o euromilhões, o príncipe/princesa encantado (a) e responda tendo em conta o contexto actual/real da sua vida)
• O que posso mudar no meu comportamento que me ajude a ter uma vida mais equilibrada?
• Quais foram os momentos mais felizes da minha vida?
• Sou capaz de ser feliz sem partilhar a felicidade que sinto?
• Que momentos de felicidade desperdicei e me arrependi?


2º PASSO: PASSE À PRÀTICA


Agora que já percebeu o que o torna feliz, aprenda a fortalecer este estado emocional mesmo nos momentos de contrariedade.

Tal Ben-Sahar, professor de Psicologia Positiva em Harvard, sintetiza as estratégias da felicidade que ensina aos seus alunos da seguinte forma:

Não rejeite as emoções
Rejeitarmos as nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, conduz-nos à frustração. É exactamente quando concedemos autorização a nós mesmos para sermos humanos e vivenciarmos emoções dolorosas que temos maior probabilidade de estarmos abertos e viver emoções positivas.


Conjugue propósito e prazer
Seja no trabalho ou em casa, deverá envolver-se em actividades que tenham significado para si e que, simultaneamente, lhe concedam prazer, nem que seja apenas algumas vezes por semana. Os estudos demonstram que uma hora ou duas de experiências recheadas de prazer e significado pessoal podem afectar a qualidade de um dia ou até de uma semana.



Reaprenda a ler a realidade
À excepção de circunstâncias extremas, o nosso nível de bem-estar é determinado pelos aspectos a que decidimos dar maior enfoque e pela nossa interpretação dos acontecimentos. Por exemplo, encara os falhanços como algo catastrófico ou como uma oportunidade de aprendizagem?


Simplifique e diga não
A quantidade influencia a qualidade e comprometemos a nossa felicidade ao tentarmos fazer demasiado. Saber dizer não aos outros muitas vezes significa dizermos sim a nós mesmos.
Respeite a ligação mente-corpo
Aquilo que fazemos ou que não fazemos com o nosso corpo influencia a nossa mente. Praticar exercício, dormir um número de horas suficientes e adoptar uma alimentação equilibrada tanto contribui para a saúde física como mental.


Cultive a gratidão
Exprima gratidão sempre que possível. Embora os estudos científicos tenham já demonstrado que a gratidão contribui para a nossa longevidade, demasiadas vezes esquecemo-nos de agradecer o que de positivo nos acontece, encarando-o como um direito adquirido. Aprenda a apreciar e a saborear as coisas simples e fantásticas do dia-a-dia, sejam as pessoas, a natureza, a comida ou um simples sorriso.



Completamente de acordoooooooo! o exercício e alimentação equilibrada ??????



Fonte: sapo - saúde e bem estar

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