sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Juarez Machado um pintor com expressão ...




























JUAREZ MACHADO ....
Mais um pintor que descobri através das minhas pesquisas à pintura, pinturas estas que achei uma certa graça, pelos temas que abordam, a noite, as tertúlias, o tango, o "ar arrebatador" das personagens, gosto! as cores carregadas o negro predominante, expressões fortissímas ao mesmo tempo seu modo de vida, diferente de comum mortal, mas pelo que me tenho vindo a aperceber a excentricidade é comum aos pintores desde os menos aos mais conhecidos ... ( já conheci e conheço alguns!! ) .
Passo a citar ...
Juarez Machado é um homem que tem o privilégio de viver como quer e gosta, tem uma televisão onde no ecrã tem um quadro, o seu atelier ocupa um prédio inteiro, onde diz não ter casa, só atelier que é a sua pátria. Todos os dias levanta-se às 6 da manhã para pintar vestindo-se a rigor com se fosse sair com toda a elegância que lhe é comum, nada de batas nem aventais, nem de fatos de trabalho, passa a vida a conversar com todas as partes do corpo, por exemplo conversa com os seus pés, prometendo comprar-lhes mais uns sapatinhos , que já chegam a muito mais de 100 pares.
Tudo nele é personalizado , os pincéis, por exemplos estão dentro de copos de Lalique, dizendo que: " tenho sempre muito respeito com todos os meus instrumentos de trabalho".. nunca deita nada fora, e diz que vai comprando apartamentos para guardar tudo o que vai juntado!!
Come sempre com a mão esquerda, porque está sempre a desenhar ( a todas as refeições) ....
Passa a vida a mudar de lugares para pintar e então é considerado o terror dos hoteleiros, ( vive em França) porque quando chega a um hotel, além de levar sempre uma camioneta atrás dele, mobiliza toda a gente para lhe levarem os seus objectos e manda tirar todos os móveis que estão no quarto e faz dele seu atelier, por vezes só um dia ou dois ... ( não percebo onde dorme) ..... enfim, só posso chamar a tudo isto " Ricas loucuras", e "quem tem dinheiro tem vícios "..

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog.

    Meu nome é Vitória Ribeiro, brasileira e gostaria de saber se atravé de sua pessoa eu teria notícias de Graziella Rinaldis, aquarelista que já viveu no Brasil. Ela foi citada em seu blog sobre uma exposição no Museu de Óbidos. Meu email é mariaribeiro.decoracao@gmai.com e ficaria muito agradecida se recebesse uma resposta.
    Obrigada.

    ResponderEliminar