sábado, 1 de setembro de 2018

Para de absorver as paranoias alheias ....




Para de absorver as paranoias alheias ....


Muitas vezes, ao tentarmos ajudar alguém que está a passar por uma fase difícil, acabamos absorvendo todas as paranoias e dores dessa pessoa, e começamos a sofrer junto com ela (ou até mais). Acreditem, isso pode acontecer mais facilmente do que imaginam; infelizmente, energias negativas são mais facilmente absorvidas do que as positivas, e a pessoa pode te envolver na vida dela de uma forma que até podes confundir as tuas preocupações com as dela. 

Vou dar um conselho, porque já vivi muitas cenas destas: não há nada de errado em te comoveres com o sofrimento dos outros, aliás, é isso que nos torna humanos. Mas, cuidado, não absorvas as dores alheias, mas sim transmite a tua paz para quem precisa. Ajuda, aconselha, cuida, mas sempre te protegendo; a tua saúde mental e psicológica está sempre em primeiro lugar.
 A mesma frase pode ser usada para aqueles momentos em que pessoas vazias e insatisfeitas tentam sugar tudo o que  temos de bom através de atitudes e palavras maldosas, que nos amachucam.
Muitas vezes, até tentam nos colocar para baixo, porque só assim se sentem bem. 
O conselho é o mesmo: proteje-te. Não deixes que nada abale a tua paz que tanto lutas-te para a conquistar. Afinal, o mundo é cheio de tempestades, mas desde que  te mantenhas com a tua luz brilhando, tudo vai ficar bem.

Maria Dulce Horta

Sem comentários:

Enviar um comentário