Visitas

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Mudanças ...



Aqui no facebook ,( apesar de ir pôr o que acabei de escrever no blogue, tem que ser é muito grande…. )  procuro divertir-me e divertir-vos aprendendo . Com humor e acima de tudo com seriedade, respeito, elevação e cultura!...Estes meios deviam servir principalmente para melhorar o mundo e as relações humanas. Porque se humanidade trabalhar sempre  estes valores pondo-os como uma  prioridade, quase que jurava que teríamos um mundo muito melhor … E como referi há 4 ou 5 dias que tinha mudado e é verdade, mudei mesmo e vou mudando aos poucos, porque é preciso mudar ……


Vamos lá mudar porque mudar é preciso!

As mudanças fazem parte da vida. Ir para uma nova cidade, decidir seguir outra carreira  profissional, mudar de estado civil, de emprego, de casa, de vida.

Existem as mudanças que são ou foram  desejadas ( que é o meu caso ) e também as que são imprevistas. Independentemente do jeito que forem, as novas situações levam-nos  ao encontro de formas diferentes  de adaptação e podem  dar~nos a oportunidade de ampliar as nossas experiências e amadurecer. ( também foi o meu caso ).

Todos já pensamos e pusemos em prática ou não  a vontade de mudar; existe, é legítimo, mas por vezes vimo-nos paralisados frente às transformações que desejamos realizar, e não podemos, isso é muito comum …. À medida que a pessoa começa a conhecer-se melhor, ganha mais autonomia e tem vontade de reformular para melhor alguns aspectos da sua vida.

No entanto, deixar um estado conhecido, ou seja deixar a sua zona de conforto para atingir um novo estado seja ele qual for, traz sempre aspectos desafiadores, e junto com a vontade da mudança surgem também as sensações de medo e insegurança. Será que vale a pena? Será que eu consigo? Essas indagações são naturais e pensamos todos de igual maneira. Atenção que eu falo de mudanças radicais como  referi mais acima.....

…….mudar de vida  é preciso…..

Vontade, coragem e uma certa estratégia para o fazer ….
O anseio de mudar é importante pois serve como motivador e encorajador para poder realizar por vezes certas acções  que são necessárias para nós. Para isso, é fundamental fazer planos muito assertivos. Pensar muito bem, ponderar, e muito mais é essencial para alcançar aquilo que queremos.
Alguns aspectos neste processo merecem uma atenção especial. Abaixo estão alguns deles:

– Toda mudança tem sempre qualquer tipo de perda. Morar em uma nova cidade, por exemplo, perde-se o conforto do ambiente conhecido, e por vezes nem somos bem recebidos que foi o meu caso. As perdas são naturais e positivas em certa medida, fazem parte do movimento da vida e são necessárias para que novas situações possam de facto acontecer, servindo muitas vezes para abrir novos horizontes. ( a adaptação foi dificil mas tudo passa com calma, hoje já nem lembro de nada..... a minha mudança foi muito radical, de 25, 30, 40 anos, Ui!!!! e por isso eu falo muito em coragem, perseverança, atitude etc.... ) estas de agora, são básicas......

Mudar de rumo – Por mais que planeamos  as estratégias das acções, por mais que haja muita vontade, existe um elemento essencial para fazer a passagem da situação antiga para a nova: coragem! calma, atitude, etc,,, É mesmo preciso muita coragem, essa capacidade de enfrentar novos desafios é essencial para abrir o tal caminho e chegar onde é preciso. A coragem em pensar que a mudança é o melhor caminho, é o que sustenta a travessia. Quando abrimos mão de uma  situação segura e vamos construir uma nova, as dúvidas tendem a surgir intensamente: Será que fiz o certo? Será que vou dar conta do recado? Será que me vão receber bem? Isso acontece porque a situação nova está a formar-se, ainda não é possível colher frutos, é preciso investir tempo, energia e esperar com muita paciência.

Tudo isto me aconteceu.......

Haverão sempre problemas, o que muda é a condição emocional da pessoa. Quando se faz uma escolha em direcção a uma nova situação e a mudança é concretizada, a sensação de realização traz contentamento e a pessoa tende a se tornar mais tolerante perante as adversidades e mais capaz de superar os próprios desafios. Pelo menos comigo assim foi.

A essência de cada um de nós:
Uma vez li uma frase que me chamou a atenção e cabe bem aqui.
 “É importante não perder de vista as coisas que te encantam, pois ali há um pouco da tua essência” Ora bem, por quem sois!!!!!

E, pensava eu que, quanto mais nos distanciássemos daquilo que nos encantava em função do que é puramente conveniente, mais a vida perdia seu sentido. ( Lisboa / Óbidos/Caldas.)
Nada disso, comigo foi precisamente o contrário…… por vezes não percebemos esse distanciamento, e quando nos damos conta já estamos muito longe daquilo que nós pensávamos que nos trazia alegria felizmente ou infelizmente e estamos e ficamos  muito melhor…... A  semente foi deitada à terra da transformação e, é importante olhar para ela com coragem, e olhos de gente, alegria, e pensar nas mais valias que nos possa oferecer esta mudança para o início da transição, com todos os desafios e satisfações  ou in(satisfações) que essa mudança nos possa vir a trazer.

Finalizo com....
O pensar positivo. Pensar positivo, ser positiva ajuda sempre é importante….o agradecer diariamente à vida por nos deixar andar por cá, com mudanças ou sem mudanças, aqui ou na Cochichina, saber aproveitar o que temos de bom é meio caminho andado para uma realização pessoal, o estar bem connosco,  o ser grato e saber distribuir essa gratidão; porque sabedoria, gratidão, amor, ajuda, seja ela de que maneira fôr, penso eu, que só fazem sentido se forem distribuídos...... sempre ouvi dizer sabedoria guardada é sabedoria perdida, e penso que a vida só faz sentido, pelo menos  para mim se for feita esta distribuição de para...


(não sei se ajudo ou ajudei alguma coisa com este meu exemplo, apesar de pensar que não sirvo muito de exemplo para certas coisas, mas pode ser que sim, pode ser que não. Mais uma vez vou repetir ( podem ter a certeza que muitos problemas e  atitudes menos correctas de certas pessoas, advêm daí, pessoas mal resolvidas ) é preciso estar sempre bem connosco próprios primeiro, para assim podermos passar aos outros o que  sentimos…. ) Bem-hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário