quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quinze dicas ....


Já não se usa eu sei ! como também não se usa Srª D. D. etc ,  agora somos todos/as Senhores e Senhoras de …. Eu por exemplo neste momento sou a Srª Maria ou a Srª Horta, Ai que horror !!!!  mas isso agora não interessa nada;  como estive há bem pouco tempo num jantar e não pude deixar de reparar em algumas coisas estranhas relativamente aos comportamentos de etiqueta. Lembrei-me dos meus tempos de estudante onde aprendi estas e outras regras com a prof. Isabel Amaral e resolvi trazer até aqui.

A fim de evitar situações embaraçosas, principalmente em refeições de trabalho e ajudando  a  construir uma imagem pessoal positiva, aproveite esta oportunidade para causar uma boa impressão! São básicas …. mas há quem desconheça !!!

Quinze dicas que irão fazer a diferença durante algumas horas importantes: ( almoços de trabalho )
 

1)    Não se corta todo o alimento de uma só vez;
2)    Nunca sopre ou faça barulho ao comer a  sopa e nem levante o prato da mesma; 
3)    O pão é partido com a mão; 
4)    Os cotovelos devem ser conservados sempre próximos ao corpo;
5)    Caso descanse os talheres, deixe-os na forma do acento circunflexo sobre o prato;
6)    Ao chegar a uma reunião, não estenda a mão para quem já estiver a comer;
7)    Não use o telemóvel à mesa, excepto se for para auxiliar na reunião;
8)    Caso você seja o convidado, não escolha o prato mais caro;
9)    Caso tenha dúvidas a respeito da ementa, não há problemas em tirar as dúvidas com o funcionário;
10)    Comece a comer depois ou ao mesmo tempo que os outros convidados;
11)    Não gesticule com os talheres e não fale com a boca cheia;
12)    Não palite os dentes em público;
13)    Não arraste a cadeira ao se levantar. Recoloque a cadeira no lugar!
14)    Prato bem decorado com legumes em forma de flor é possível comê-las!
15)    Limpe a boca antes de usar o copo. É deselegante deixar o copo marcado de batom.

Sem comentários:

Enviar um comentário