terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiro de Maio ....








O Primeiro Primeiro de Maio após o 25 de Abril ….

Para mim um dia especial por duas razões  diferentes …

Fiz um copy e paste destas palavras de um blogue pela primeira vez, peço desculpa, fi-lo porque penso que todos nós que vivemos esta época tão intensamente falamos desta maneira mais ou menos….

A festa da alegria ….
Sendo Festa não é inteiramente de alegria, é de luta, e isso nem sempre é fácil de compreender.
Uma nota, ainda na continuação do que se passava em “24 de Abril”, para se entender o que foi este dia em 1974:
Nessa época o “1º de Maio” era uma data tabu. Não apenas não se festejava como qualquer alusão a ela era vista com muito maus olhos. Qualquer reunião ou ajuntamento que acontecesse, até por acaso, no dia 1º de Maio, ficava assinalada para a PIDE investigar quem é que se atrevia a reunir-se ou juntar-se nesse dia proibido. Tinha de ser um dia “mais vulgar” do que qualquer outro.
 Assim, pode imaginar-se o que foi o 1º de Maio de 1974!
 É que nesse dia já todos acreditavam que o 25 de Abril tinha sido bem sucedido. Tinham regressado centenas de exilados, e os mais emblemáticos Mário Soares e Álvaro Cunhal, desfilaram lado a lado e discursaram juntos.
Da Alameda ao Estádio da INATEL que se passou a chamar 1º de Maio, a multidão era tal que quase nem se podia avançar. Aí já se viam muitas crianças às cavalitas dos pais, enquanto no 25 de Abril ainda havia algum receio.
 Foi a verdadeira Festa da Liberdade e da Esperança.
 Com o decorrer dos anos as coisas mudaram lentamente. As Centrais Sindicais entraram em conflito, depois festejaram em locais separados, e esse espírito de alegria foi desaparecendo. Ficou o de luta, que esse será importante que não morra, que quem trabalha tenha um dia seu, onde se sinta unido com outros nas suas condições e juntos possam construir um futuro melhor ….
Eu  vivi esse 1º de Maio muito, muito intensamente foi um dia inesquecível! E só quem o passou é que sabe avaliar, tenho a certeza do que estou a dizer !!!! Sonhamos ou sonhávamos  muito …. mas, para mim nada mudou, os meus objectivos e ideais continuam a serem sempre os mesmos ….



Sem comentários:

Enviar um comentário