quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eu sei que alguns dos meus amigos quando lerem o que vou escrever vão chamar-me nomes, como exemplo retrogada, não importa é a minha opinião ...


Como costumo dizer , a arte é muito subjectiva. Penso ter um conceito e é o meu que não é o certo, com toda a certeza. Pode-se não gostar romãntismo do barroco, cubismo, realismo e por aí fora, mas penso que a arte quando é pura é verdadeira, e- não um amontoado de "lixo"- e quando penso num destes artistas que fazem parte das epocas, penso logo, que ele é dotado, de um dom, pela técnica e bom gosto e partindo deste principio, algo de bom nos terá para dar.Dessas pessoas, não virá horrores. Obras melhores outras piores, mas tudo me parece normal.

E quem sou para emitir opiniões perguntam vocês ... sim é verdade mas tenho uma opinião e essa vale o que vale ...

Para mim, é um horror ver um amontoado de pneus empilhados e é arte ..

Uma parede cheia de folhas A4, referindo anuncio, como "aluga-se 5 assoalhadas, dão-se gatos, alugam-se apartamentos etc, etc... quando me defrontei com aquela situação, pensei que o Presidente da Câmara de Óbidos, se tinha passado em ter permitido uma coisa daquelas, não era arte ...

7 tijolos em zig-zig, com 3 tábuas cruzadas e um pano todo roto pendurado é arte..

Um cóco de cão do meio de uma galeria ..... ( a empregada quando à noite foi limpar a galeria, como qualquer comum mortal, achou, por ali tinha passado um animal, limpou como é lógico, o senhor fez queixa que lhe tinham tirado o cóco e o escultor foi indemnizado!) era arte ...

Uma tábua de sanita toda podre, serve como moldura para um espelho .... é arte

Copos partidos em cima de uma mesa, é arte ...

E será que tenho de achar que isto é tudo inovação ? Por vezes até chego à conclusão que estou fora de contexto, não conseguindo entender isto das "instalações". Mas juro que tentei e tento e faço imenso esforço para perceber o porquê daquilo ser assim, e digo e penso muita vez, alguma coisa falha na minha percepção.
Claro tenho pouco cultura em arte, mas já vou conhecendo umas coisas e quando dou de caras com estas coisas "estranhas", a minha sensibilidade logo se recente e tem de se moldar!! lerda? inculta, ou talvez lenta
Custa-me um bocado quando me vejo obrigada, a olhar para uma bola com quatro sombras, que é um rosto e onde os olhos o nariz e a boa fica para a minha imaginação, proponho-me a imaginar sim mas quando há indícios de ...
A arte para mim é arte, quando me emociona, quando olho e descubro coisas, beleza, perfeição, técnica, detalhes e quando tudo isto se junta, sim, gosto de coisas intilegentes, e tenho pena e mais uma vez digo, vão-me matar, existe na pintura clássica, como na moderna também, mas tenho visto cada coisas, de pôr os cabelos em pé !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário