domingo, 22 de agosto de 2010

Irena Sendler - uma heroína polaca

Irena Sendler
Irena Sendler, morreu a 12 de Maio com 98 anos. Esta senhora para muitas pessoas não passa de uma desconhecida , mas salvou mais de 2500 crianças do Gueto de Varsóvia durante a II Guerra Mundial, conseguindo uma autorização para trabalhar como canalizadora, mas as suas intenções eram outras ...
Foi desta maneira que Irena conseguia trazer os meninos escondidos no fundo das suas caixas de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta para as crianças que eram maiores.
Também costumava levar um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saía do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e assim com o seu ladrar escondia qualquer barulho que os meninos pudessem fazer. Assim andou a fazer este trabalho durante dois anos, até que os nazis apanharam-na e torturam-na brutalmente, partindo-lhe as duas per´nas e os dois braços, por não identificar as crianças que tinha salvo.
Irena tinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu tirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim . Depois de ter terminado a guerra tentou localizar os pais que sobreviveram e reunir as famílias. Mas, a maioria tinha sido levada para a câmara de gáz.
E aqui fica uma das suas frases de uma pergunta que ela fez a Deus: "Deus onde é que estiveste durante o Holocausto"? ao que Deus respondeu: " no teu coração" .
Proposta a Prémio Nobel da Paz , mas o prémio foi para Al Gore.

Sem comentários:

Enviar um comentário