sexta-feira, 8 de julho de 2016

Gentiliza gera gentileza .....l



Inúmeros são os momentos que nos sentimos desamparados. Ainda que tenhamos alguém para onde nos encostar ou voltar, é como se o caminho estivesse nublado e fica-nos difícil encontrar qual o lado mais certo. Dia após dia,  encontramos-nos em situações que nos tiram o ar, a confusão se fixa na nossa pele e se torna inquilina. No entanto, dentro do nosso caos interno, há o que nos acalma e dá esperança para continuar: 
..................................................    a gentileza de alguém.
É como abrir as janelas e o ar entrar. Dá-nos um alivio, assim como uma válvula de escape. Deixa-nos mais leves e tira-nos  algum peso dos nossos ombros.
Porque já estamos tão acostumados com a arrogância alheia, que até dói ……
E na maior parte do tempo, passamos despercebidos, como se fossemos feitas apenas de vento e ninguém  nos está vendo ali. Acumulamos tanto desafecto que o devolvemos tambem sem o perceber.  Mal olhamos para a pessoa que nos entrega o bilhete nas estações  do metro, esquecemos que pode existir alguém atrás de todas as janelinhas de vidro fosco do dito cujo “metro” …..
 Apenas ignoramos a existência de outro ser ali bem na nossa frente. Pegamos o que queremos e saímos. Todos invisíveis.
Não é normal repassar estas atitudes todas……… Propagar a ignorância é um acto de vandalismo contra a nossa humanidade. É preciso cultivar a empatia, não importa o quão difícil seja, depois de sermos atacados tantas vezes. Temos que lutar para manter nossa capacidade de ver a vida com os olhos do próximo. São tempos difíceis para os gentis. Mas, a gentileza pode sempre ser puxada como a água dum poço. Basta um "esforcinho" até atingir a superfície e depois, está pronta para suprir as nossas necessidades.
Nós nunca sabemos qual é a mala que o outro carrega. O quão pesada está, o quanto de tristeza está guardada, qual a luta a ser travada ou o quanto falta para percorrer com o peso nas costas. Não há motivos para encher ainda mais de pedras o caminho e dificultar a passagem daquele alguém. A gentileza tem efeito dominó, comecemos por nós e vejamos quanto os outros serão atingidos. E se não forem, se alguém parar no meio, não se assuste e não se deixe levar. Apenas pule uma peça e recomece em outro lugar, mas isto é para fazer todos os dias.Cada um carrega consigo uma Metrópole caótica interna, os pensamentos rodam em turbilhão e muitas vezes não conseguimos abrir as nossas portas para o ar entrar. E difícil ……. o que tiramos disso é que todos os  dias são de luta, todos os  dias são de se  reinventar, reinventar …... E assim sendo , quero dizer com isto que, aquele bom dia dado sorrindo pode ser o que faltava para uma pessoa não perder a crença da bondade no outro.
MDH, 08.07.2016
“Se gentileza gera gentileza, então sorrir gera felicidade? “ não sei!!!!


W.S..

Sem comentários:

Enviar um comentário