sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Abolição da Estupidez ...

Esta semana é que é bom !!! A Instituição Estado pode fazer o quiser, até " tirar o subsídio de natal e de férias " que ninguém irá dar por nada ....
O Benfica campeão que é a alegria dum povo ...
e a vinda do Papa nada de mais importante poderá vir a acontecer... cada um tem aquilo que merece não tenho duvida...
O bom de se ter um blog é que quando a única opção que nos sobra é falarmos sozinhos, então aí lembramo-nos que temos este amigo aqui. E, como nunca me comprometi em fazer deste blog uma espécie de "meu diário", isso dá-me a liberdade de poder escrever sobre todos os assuntos que me apetecem no momento...
Ainda à poucos dias, estava a ler citações de alguns famosos e acabei por encontrar algo que se encaixava direitinho com o que estava a pensar, mas que não conseguia definir de uma forma tão brilhante e concisa ao mesmo tempo, como esta do Einstein:

" Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana; eu não tenho a certeza sobre o Universo... "


Guerra Mundial contra a Estupidez...



Não obstante o facto de que o ser humano é dotado de um raciocínio lógico, de modo a diferenciá-lo do resto dos animais, muitas vezes ele se esquece disso e faz coisas tremendamente estúpidas e por vezes difíceis de acreditar como por exemplo aquela rapariga que fez 59 estrelas tatuadas no rosto , dizendo que a culpa tinha sido do tatuador, porque tinha adormecido entretanto e não deu por nada; penso que isso só aconteceria se ela tivesse ficado em estado coma, nunca fiz nenhuma tatuagem ( tenho pena confesso, porque acho giro!...) mas sei que dói e muito e no rosto então deve ser horrível, visto ser uma zona muito sensível, mais tarde, admitiu que tinha inventado a história porque o pai tinha ficado furioso...
Este começo foi para dar inicio a um artigo publicado numa revista inglesa à relativamente pouco tempo e traduzido para português, sobre a " Abolição da Estupidez" . Tive conhecimento da sua existência através de um amigo,como achei uma certa graça ao artigo resolvi extrair alguns excertos, e transcreve-los para o blog, Peço desculpa por ser um bocadinho extenso......

Alguns argumentos para fazer a " Guerra Mundial contra a Estupidez" ...


... " Embora possamos ser irónicos ao afirma-lo, este planeta parece estar controlado e amplamente populado por pessoas que não são muito razoáveis. Voltaire é lógico, poderia ser exagerado quando disse que a única forma de compreender o conceito matemático do infinito era contemplar a extensão da estupidez humana; e na realidade parece ser assim. Apenas para mencionar alguns exemplos: Hitler assassinou 6 milhões de judeus por razões que eram completamente insanas; o senador J. MacCarthy liderou uma louca caça às bruxas contra os comunistas que destruiu muitas pessoas inocentes e nunca teve nenhum sucesso em descobrir um único comunista incontestável; Anita Bryant desencadeou uma cruzada do tipo século treze contra os homossexuais, etc. Não é exagero dizer que milhões de humanos foram assassinados no curso de tais processos de " bode expiatório" irracionais ao longo da história. E, já que cada um de nós pertence, de uma forma ou outra, a algum grupo minoritário, poderá ser também o alvo da próxima caça às bruxas... espero que não !!!!
A estupidez não é exclusivo do estúpido, não é necessário uma "vocação" para ser estúpido, ela é uma perturbação que nos afecta a todos nós " uma vez por outra ".
A estupidez assassinou mais pessoas, aprisionou mais génios, queimou mais livros, dizimou mais populações, bloqueando sempre o progresso com maior eficiência do que qualquer outra força na Historia.
Ao longo dos tempos várias curas foram tentadas: Sócrates com a Dialéctica, Aristóteles na Lógica, Século Dezoito, na Democracia Universal e na Alfabetização, Freud com Psicanálise etc, etc. , todas foram benéficas mas não impediram as epidemias mundiais desta praga mesmo nos mais " Evoluídos Praticantes " (o autor está incluído).
Em suma, o aumento da Inteligência é desejável, porque cada problema que a humanidade enfrenta, é directamente causado ou consideravelmente pela estupidez prevalecente na espécie humana, as guerras permanentes, bombas, armas, drogas e toda uma sorte de criações onde ele ( Homem ) gasta toda a sua genialidade para o mal. O que poderia acontecer apenas, é que uma estupidez se voltasse apenas para o estúpido, então menos mal, mas nem sempre é isso que vemos. A estupidez humana habita à tanto tempo entre nós que algumas pessoas não concebem a vida sem ela na medida em que há grandes grupos de interesses a usufruírem deste flagelo, tirando diariamente os seus dividendos ( políticos, igreja etc ) de uma humanidade que vai deixando andar ao sabor da maré e quando acorda pensa " mas como deixaram chegar isto e este ponto ? "... Teremos de medir o nosso progresso em direcção aos nossos objectivos, progresso global de toda a humanidade em termos de o quanto mais espertos ficamos, mais depressa podemos combater com atitudes visíveis, todas as imbecilidades, dando a nossa opinião no momento exacto não deixando ninguém decidir por nós, ( já lá vai esse tempo) ... e caminhar a passos muito largos para a abolição da estupidez.... "
Peço desculpa, mas dei uma volta ao texto, não sendo fiel à tradução...












Sem comentários:

Enviar um comentário